Boa semana #136 – Conheces os teus pontos fracos?

Boa semana #136 – Conheces os teus pontos fracos?

Quem nunca colocou grandes expetativas em determinado momento e depois se desiludiu porque esse momento ficou muito aquém dessas mesmas expetativas? Penso que todos em determinada altura da vida já tenhamos experienciado algo assim!

Será que são essas vivências que não foram realmente boas o suficiente ou as nossas expetativas demasiado elevadas que nos impedem de viver o momento em pleno?

Eu penso que são as expetativas elevadas que nos impedem de viver determinados momentos em pleno. Que nos impedem de aproveitar ao máximo momentos bons na nossa vida e assim experienciar a felicidade plena.




Quantas vezes fazemos contagem decrescente para determinado momento, aguardamos com grande ansiedade e revemos mil vezes na nossa mente como esse momento pode decorrer? Acontece se calhar mais vezes do que gostaríamos. E depois quando chega o momento não o conseguimos aproveitar como devíamos, porque o mais provável é que fique aquém da nossa imaginação! E isso rouba-nos um momento de felicidade.

E esses momentos roubados vão-se acumulando, a felicidade parece que vai fugindo e persegue-se algo que parece impossível de alcançar. Mas não é, basta não colocar demasiadas expetativas nos momentos e vive-los ao máximo! A nossa imaginação vai construir uma visão que será sempre difícil de concretizar na realidade, uma visão perfeita, ideal, onde nada falha e corre de acordo com o que queremos. Mas a vida não é uma fantasia perfeita, às vezes pequenos detalhes falham mas não é esses pequenos detalhes que deixam de tornar momentos perfeitos. Basta não criar demasiadas expetativas sobre o momento!

Sim, as nossas expetativas sobre os momentos da vida influenciam imenso a nossa felicidade. Se não se esperar sempre perfeição de cada momento, de cada situação. Se nos permitirmos viver cada momento da vida de forma especial apesar das falhas nos detalhes, se não idealizarmos momentos de forma que não é possível atingir na vida real iremos sem dúvida experienciar a vida de forma muito mais agradável. E a felicidade será sem dúvida maior!

Se é fácil não criar grandes expetativas? Não, penso que não. Quem não quer momentos de conto de fada? Mas como costumo dizer é uma questão de treino, não imaginar mil vezes um momento que aguardamos muito é o primeiro passo para realmente depois vivenciar o momento em pleno! Sempre que se estiver à espera de um momento especial, seja um encontro com alguém, uma viagem, uma festa, o que for, o melhor é manter a mente ocupada com outras coisas para que o tempo passe rápido e não dar asas à imaginação para criar fantasias inalcançáveis.

Expetativas mais próximas da realidade permite-nos retirar uma maior felicidade dos momentos!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.