Boa semana #128 – De volta ao otorrino com o L

Boa semana #128 – De volta ao otorrino com o L

Esta semana tivemos mais uma consulta de rotina com o L. O L tal como a T têm consultas de rotina com o otorrino a cada 4 ou 6 meses para avaliar como está a audição, o estado dos tímpanos, a quantidade de liquido nos ouvidos. Apesar de problemas diferentes acabam por ter sintomas semelhantes e é preciso controlar de perto para a situação não agravar.

O problema do L melhorou imenso desde que começou a fazer a vacina para os ácaros, no caso dele os sintomas relacionados aos ouvidos tinham como causa uma rinite alérgica, causada principalmente pelos ácaros. Apesar de também ter uma ligeira alergia ao pelo do cão, são os ácaros o grande problema dele, o que o tornou um excelente candidato para a vacina, juntando a isso o facto de não responder à medicação.




Tendo começado a vacina apenas em dezembro do ano passado já se notam imensas melhoras no controlo da rinite, mesmo tendo a medicação dele estado esgotada durante alguns meses e a medicação alternativa não tenha resultado.

A audição dele continua boa, mas um dos tímpanos ainda mostra algumas alterações, por isso o acompanhamento vai-se manter, principalmente porque estamos a entrar no inverno e não sabemos ainda como ele vai reagir, uma vez que esta é a pior altura do ano para as alergias aos ácaros.

Para além do audiograma e do timpanograma voltou a repetir a laringoscopia para ver como estão os nódulos nas cordas vocais. Com a ajuda da terapia da voz os nódulos diminuíram um pouco, mas ainda tem pouco tempo de terapia e como tal estes continuam presentes e é preciso continuar a terapia para que os nódulos melhorem.

Voltamos ao médico no inicio do ano, em pleno inverno para ver como as coisas estão precisamente quando é o pior período dele. E esperamos que por essa altura a terapia da voz também já tenha mais resultados e os nódulos já tenham desaparecido.

Apesar de não estar tudo ainda resolvido os resultados foram positivos e a situação está sob controlo o que é sempre um grande alivio!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.