Boa semana #120 – A mãe fica de férias!

Boa semana #120 – A mãe fica de férias!

Chegámos aquela altura do ano em que a mãe tem direito a uns dias de folga! YUPIIIII

São normalmente uns quinze dias que servem para fazer as limpezas maiores na casa, aquelas que exigem mais tempo, onde se vira tudo de pantanas durante uns dias. Arrumar roupeiros, fazer seleção de tralha, principalmente destralhar muito! É impressionante a quantidade de coisas inúteis que acabamos por juntar ao longo de um ano.




Mas acima de tudo estes são uns dias para descansar a mente, relaxar, recarregar baterias para o ano que vem. Normalmente os três meses de férias dos miúdos parecem sempre muito, mas acabam por voar à velocidade da luz e num piscar de olhos estamos de novo num novo ano letivo e numa azafama de um lado para o outro todos os dias.

Por isso, sim, é importantes ter uns dias só para nós. Então eles acabam por ir quinze dias(que nunca chega bem a quinze) com os meus pais! É bom para eles porque trocam a cidade pelo campo. Podem andar na rua à vontade, ter contacto com a natureza, colher frutas das árvores, arrancar batatas, colher legumes. Correm, saltam, brincam, esfolam joelhos, sujam-se: tempo para ser criança fora da cidade!

Todos os anos me perguntam porque eu não vou também? Mas não é óbvio?
Se eu fosse não teria o tempo que tanto preciso para recarregar porque continuaria a ser mãe a ter que disciplinar e cuidar (mesmo que com ajuda)! E é mesmo importante para a minha sanidade mental estes dias, mesmo que fisicamente acabe por não parar, por aproveitar para as grandes limpezas, mentalmente consigo parar e esvaziar a mente de tarefas, horários e afins.

E todas nós precisamos deste tempo para nós, para nos cuidarmos, para relaxar, para recarregar. É claro que nunca é um relaxe total quando se tem filhos, o coração fica sempre nas mãos…

É a viagem, que enquanto eles não chegam os nossos níveis de ansiedade disparam para valores perigosos. E claro que depois há sempre o medo que aconteça algo e nós não estamos lá para cuidar, para mimar…

Não deixam de ser, portanto uns dias agridoces. Por um lado o descanso é ótimo e extremamente necessário mas depois estamos sempre com o coração nas mãos e cada vez que o telefone toca de forma inesperada ficamos sempre ansiosos que possa ter acontecido alguma coisa!

Mas pronto, começaram hoje os meus dias de férias depois da consulta do L com a terapeuta da fala de manhã. A avó foi também para ficar a saber bem os exercidos e os detalhes da terapia do L para que estas duas semanas continue a fazer o necessário.

E pronto, hoje é dia de descanso total! Amanhã começa o processo de destralhar!



Booking.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.